GTM-T8KLQ8R
top of page

Análise de Capacidade de Processo

Atualizado: 30 de jul. de 2021



O que é?

Análise de capacidade ou performance, algumas vezes chamada de “Capabilidade”, é utilizada para avaliar a capacidade/performance de um processo produzir itens conforme especificações.


Essa ferramenta estatística avalia o desempenho de um processo através da probabilidade de se observar um item fora de especificação, levando em consideração estatísticas de posição (média/mediana), estatísticas de variação (desvio-padrão/coeficiente de variação) e sempre se atentando ao atendimento dos limites de especificação estabelecidos.


Na analise de capacidade é avaliado dois índices, Cp que avalia a curva em questão de variação/dispersão e o Cpk que avalia em questão de posicionamento dentro dos limites de especificação, a definição desses dois índices segue abaixo:

  • Cp: Este índice avalia a variabilidade do processo e os limites de especificação, ou seja, quão "fina" ou "magra" a curva ajustada aos dados se encontra.

  • Cpk: Este índice leva em consideração a variação de processo, mas diz respeito a localização dos dados em relação à especificação

Olhando para o Cpk e a variação em relação ao desvio-padrão temos o seguinte:


Nota: Cpk é um valor matematicamente superior ao Cp, portanto os critérios de avaliação devem ser voltados para o indicador.


Mas o que significam estes números?


Estamos contando quantos desvios-padrões meus dados estão afastados entre si, e onde minha média nominal se localiza. Quão maior os índices melhor o desempenho do processo

Mas para que utilizamos isso?

A utilização dessa análise é muito utilizada em diversos setores da indústria não o importa o seguimento. Os índices de capacidade devem ser utilizados para avaliar a necessidade de melhorias no processo.


Um processo classificado como não capaz, produz muitos elementos fora da especificação, aumentando a reclamação de mercado e diminuindo a confiança dos clientes e por isso deve ser investigado para assim mitigar as causas raízes do baixo desempenho.

Vamos avaliar possíveis cenários para os índices de capacidade (Cpk) :

  • Cenário 1: Processo “ideal”.

  • Cenário 2: Resultados descentralizados em relação aos limites.

  • Cenário 3: Causas especiais presentes em um ou mais observações

  • Cenário 4: Grande variabilidade natural do processo





Conclusão

Ao se iniciar a utilização da ferramenta estatística que é relativamente simples levando em conta apenas os dois índices de capacidade, importantes decisões podem ser tomadas e estratégias definidas.




41 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page